Como podemos te ajudar?

Brigadistas das Faculdades Prominas recebem treinamentos de primeiros socorros e combate a incêndio

Brigadistas das Faculdades Prominas recebem treinamentos de primeiros socorros e combate a incêndio

Por Rodrigo Barbosa

Brigadistas das Faculdades Prominas receberam capacitações de primeiros socorros e combate a incêndio na tarde desta terça-feira (20). O objetivo era agregar acerca da temática, possibilitando uma vivência teórica e prática com os colaboradores.

A Brigada de Incêndio é um grupo de pessoas treinadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. A brigada foi formada para capacitar colaboradores em situações imprevisíveis, sejam em incêndios ou em qualquer ação de emergência.

O enfermeiro Gustavo Mendes dos Santos, ministrou a palestra de primeiros socorros para cerca de 15 funcionários da instituição. Segundo o profissional, o treinamento é fundamental para casos de urgências no cotidiano. “O principal objetivo foi mostrar como as ações de primeiros socorros salvam vidas, e precisam ser usadas em situações imprevisíveis que podem ocorrer em todo ambiente”, disse.

Os colaboradores das Faculdades Prominas participaram deste treinamento para aprender conhecimentos sobre prevenção e técnicas de primeiros socorros. Milene Beatriz Xavier foi uma das participantes do treinamento e destacou a relevância que essa capacitação tem para a instituição. “Creio que é muito relevante, porque temos o conhecimento e saberemos lidar com situações que podem ocorrer com qualquer pessoa. É de extrema importância às instituições realizarem esse tipo de capacitação para os colaboradores e a Prominas está de parabéns! ”, relatou a profissional.

Para Gustavo Mendes, foram abordadas diversas temáticas sobre primeiros socorros que devem ser prestados as possíveis vítimas. “ Falamos sobre avaliação inicial, uso de desfibrilador externo automático, desmaio, convulsão, hemorragia, estado de choque, desobstrução de via aérea por corpo estranho, imobilização e transporte de vítimas”, relatou.

Além dos primeiros socorros, os brigadistas tiveram a oportunidade simular princípios de incêndio. Eduardo Emílio é engenheiro de segurança do trabalho e professor das Faculdades Única, do grupo Prominas, relatou o objetivo da brigada na instituição. “Essa equipe deve prestar o melhor desempenho às pessoas que precisam de um atendimento imediato, além disso, devem combater princípios de incêndio, pânico ou qualquer eventualidade que possa acontecer na faculdade. Cada um deles tiveram a oportunidade de treinar com equipamentos de proteção coletiva que temos na unidade, tais como, hidrante, extintor de incêndio e sinalizações de emergências”, disse o engenheiro.