Como podemos te ajudar?

Comissão Própria de Avaliação

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é responsável pela coordenação da Auto Avaliação Institucional, avaliando a instituição por meio de aplicação de questionários, entrevistas com gestores, análise de documentos visando a melhoria do desempenho.

Sobre a CPA

O que é a Autoavaliação Institucional?

A Comissões Próprias de Avaliações – CPA –  expõe a informação e procedimentos para a Avaliação Institucional, procurando incorporar as diretrizes, normas e recomendações contidas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

A Faculdade de Computação de Montes Claros considera a autoavaliação como um instrumento de gestão importante no processo de busca pela melhoria da qualidade de ensino e institucional. Na Instituição, a avaliação é vista como um sistema democrático em que alunos, professores e administração contribuem na orientação das decisões necessárias ao seu bom funcionamento. Em 2005 foi instituída a Comissão Própria de Avaliação – CPA da FACOMP que vem trabalhado com empenho para o fortalecimento do processo de autoavaliação para que esta continue sendo utilizada como instrumento para uma gestão democrática, legítima e transparente.

Quais os objetivos da CPA?

A CPA tem como objetivo principal conduzir os processos de avaliação interna da instituição além de sistematizar os dados coletados na avaliação, divulgar esses resultados na comunidade acadêmica e prestar informações solicitadas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Quem avalia?

A CPA é avaliada por membros da comunidade acadêmica: docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos e representantes da sociedade civil.

Membro da CPA Cargo na CPA Cargo Institucional/Ocupação
Cláudia Cristina Dias Franco Coordenadora e representante docente Docente
Ewalter Costa Alves Representantes do corpo docente Docente
Luiz Eduardo Maia Representantes do corpo docente Docente
Elton Alves Pereira Representantes do corpo discente Discente
Adenilton Silva de Jesus Representantes do corpodiscente Discente
Michelle Maria Martins Representantes do corpo administrativo Técnico-Administrativo
Anne Katyele Santos Representantes do corpo administrativo Técnico-Administrativo
César Ricardo Continho de Santana Representantes da sociedade civil organizada Exército Brasileiro

Quais são as propostas de melhorias elaboradas pela CPA?

Desde a implantação da CPA na instituição, observam-se melhorias na infraestrutura da instituição com a construção de dois prédios, ampliação de laboratórios, biblioteca, auditório, espaço de convivência, aumento significativo na produção científica dos acadêmicos através do Projeto Integrador – PI, maior participação da comunidade acadêmica em eventos científicos: interno e externo, dentre outros.

A partir do processo de autoavaliação institucional, a CPA apresenta como propostas de melhorias: ampliar o sistema de monitoria através de projetos e elevar a sua abrangência para todos os cursos; Dinamizar o Núcleo de Pesquisa para ampliar a publicação impressa e online das produções científicas dos acadêmicos e docentes; Oportunizar aos docentes e equipe técnico/administrativo cursos de pós-graduação na IES como valorização profissional.

Resultados da CPA

Educação que transforma vidas!