Como podemos te ajudar?

Comissão Própria de Avaliação

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é responsável pela coordenação da Auto Avaliação Institucional, avaliando a instituição por meio de aplicação de questionários, entrevistas com gestores, análise de documentos visando a melhoria do desempenho.

Sobre a CPA

O que é a Autoavaliação Institucional?

A Comissões Próprias de Avaliação Institucional é um processo de medida de desempenho acadêmico-administrativo com a participação de toda a comunidade acadêmica. Sua composição se deu a partir da criação do PAISEIB – Programa de Avaliação Interna d Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo – FACIGE, conforme ata de reunião do dia 08/02/2009.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreededorismo – FACIGE/Faculdade PROMINAS, entende a autoavaliação como reflexão e sistematização permanente e continuada, tendo no projeto institucional e nas formas de sua concretização os focos do seu olhar. Entende, também, ser o projeto de avaliação interna um processo de autocrítica sobre sua dinâmica institucional.

Quais os objetivos da CPA?

A CPA tem como objetivo principal conduzir os processos de avaliação interna da instituição além de sistematizar os dados coletados na avaliação, divulgar esses resultados na comunidade acadêmica e prestar informações solicitadas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Quem avalia?

A CPA é avaliada por membros da comunidade acadêmica: docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos e representantes da sociedade civil.

Membro da CPA Cargo na CPA Cargo Institucional/Ocupação
Rosimeire Castro Guimarães Coordenadora e representante docente Docente
Maria Enedina Alves Silveira Representantes do corpo docente Docente
João Marcos de Oliveira Representantes do corpo docente Docente
Victor Matheus de Oliveira Alves Representantes do corpo discente Discente
Heliamara Cristiene Honorato Representantes do corpo discente Discente
Lucineia da Silva Santos Representantes do corpo administrativo Técnico-Administrativo
Ricardo Pereira da Conceição Santos Representantes do corpo administrativo Técnico-Administrativo
Margareth Almeida Figueiredo Representantes da sociedade civil organizada Representantes da sociedade civil organizada

Quais são as propostas de melhorias elaboradas pela CPA?

A avaliação interna realizada pela CPA, dentro dos princípios de participação e de gestão democrática, tem desencadeado um processo de repensar que, por si só, desperta, areja e transforma a percepção e o comprometimento que os docentes, discentes e funcionários têm com relação à instituição. A própria instituição abre-se para o debate, consolida formas de coleta das informações internas e desenvolve
condições de progresso.

O bom uso dos instrumentos de avaliação fornece uma visão global sob as perspectivas do conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da IES, centrado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e permite realidade institucional, identificar as fragilidades, corrigir os rumos, dando maior segurança e visibilidade em relação à consecução dos objetivos.

Resultados da CPA

Educação que transforma vidas!