Como podemos te ajudar?

Matriciamento em Saúde do Trabalhador é tema de seminário realizado nas Faculdades Prominas

Matriciamento em Saúde do Trabalhador é tema de seminário realizado nas Faculdades Prominas

Evento que reuniu mais de 150 pessoas pautou a promoção da saúde do trabalhador.

Por Hellen Patriny

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou nessa terça-feira (19) às 13h30, no auditório das Faculdades Prominas, um seminário sobre “Matriciamento em Saúde do Trabalhador”, que discutiu assuntos referentes à saúde do trabalhador, como o tema evidencia.

A Saúde do Trabalhador é um aspecto que compreende um conjunto de ações que abrangem promoção, prevenção, diagnóstico, assistência, reabilitação, vigilância à saúde, ao meio ambiente e às condições de trabalho. A secretária municipal de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, falou sobre o fato de muitas vezes, as próprias empresas não oferecerem isso.

“Hoje acompanhamos um aumento no número de funcionários de vários setores do nosso município, por isso, nós, que prestamos serviços relacionado à saúde, precisamos estar na ponta, pois muitas vezes convivemos com pessoas que estão doentes e condicionalmente vulneráveis e que estão trabalhando em serviços que não lhes dão condições de resolvê-los e alcançar a plenitude. O nosso desempenho e a nossa produtividade estão extremamente ligados a isso”, explicou.

O evento, que contou com duas palestras: a primeira denominada Matriciamento em Saúde do Trabalhador, ministrada por Márcia da Silva Anunciação Lorenzo, que é assistente social e mestre em promoção da saúde e prevenção da violência e a segunda, ligada à Saúde do Trabalhador na Atenção Primária, que foi conduzida por Deiviane Pereira da Silva, enfermeira e mestre em cuidado primário em saúde, também teve em sua programação apresentações de balé do Caic Maracanã e foi encerrado com um Coffee-Break para todos os participantes.