fbpx
Como podemos te ajudar?

Professor de Engenharia das Faculdades Prominas conta história da profissão

Professor de Engenharia das Faculdades Prominas conta história da profissão

“A engenharia é uma área bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.”

Na última sexta-feira (10) comemorou-se o Dia da Engenharia, pensando nisso, o professor Alan Ferreira Andrade,  escreveu um texto em homenagem à profissão e aos profissionais que a escolheram para a vida, contando um pouco sobre a história do segmento.

10 de abril: Dia da Engenharia

A engenharia é uma profissão conhecida pela responsabilidade que ela representa em relação aos seres humanos, sobretudo pela diversidade de obras de estruturação que surgem diariamente nas cidades e invenções como um todo. Para ressaltar a importância dessa profissão e do profissional que propaga esses conhecimentos, no calendário brasileiro, o dia 10 de abril é inteiramente dedicado a ela.

O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, como homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto no dia 10 de abril de 1866. Villagran Cabrita era o Comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança. Uma explosão tomou sua vida, assim como as de outros combatentes, junto ao rio Paraná. Com o documento foi regulamentada a inserção da comemoração alusiva a data no calendário brasileiro. Esse decreto também oficializou a inserção das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

No Dia da Engenharia, são relembradas as vantagens que essa atividade trouxe para a vida humana em sociedade, onde a Ciência e a Matemática se unem com o propósito de resolver problemas e criar estruturas que facilitam e muitas vezes revolucionam completamente a vida humana. Edifícios, máquinas, computadores e até avanços em áreas como a genética se devem à engenharia.

A engenharia existe desde a Antiguidade, pois foi através dela que a humanidade inventou elementos que permanecem em uso até hoje, como é o caso da roda, polia e alavanca. Essas invenções desencadearam conhecimentos específicos que propiciaram o surgimentos de vários outros campos dentro da engenharia, tais como: Agrônoma, Aeronáutica, Ambiental, Bioengenharia, Civil, Elétrica, Mecânica, Metalúrgica, entre outras.

A engenharia é uma área bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.