Como podemos te ajudar?

Professores das Faculdades Prominas realizam atividade interativa para acadêmicos

Professores das Faculdades Prominas realizam atividade interativa para acadêmicos

Por Rodrigo Barbosa

Os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, das Faculdades Prominas, participaram na noite da última quinta-feira (15) do Escape Game, uma experiência real e interativa que possibilitou testar a iniciativa, liderança, capacidade de aprendizado, criatividade e raciocínio lógico dos acadêmicos.

De acordo com o professor e idealizador, Carlos Rodrigo, o projeto foi ofertado de forma interdisciplinar, tendo como abordagem principal, a Gamificação. A dinâmica teve a participação de cerca de 60 acadêmicos que foram distribuídos em três equipes e trancados em salas cheias de pistas. Cada equipe, com orientação de um professor, teria que resolver os enigmas e escapar antes do tempo proposto.

O acadêmico André Amaral relatou a experiência que viveu na dinâmica. “Foi uma aula muito divertida, houve uma interação entre todos os alunos, cada equipe contava com estudantes de todos os períodos, e nessa atividade tivemos a oportunidade de sentir as emoções, desde a frustração, à esperança de conseguir vencer”, falou.

Segundo o coordenador Richard Wagner, a dinâmica foi pensada na integração dos alunos, “os membros foram escolhidos aleatoriamente, proporcionando diversidade, conhecimento e troca de experiência. Todo esse projeto foi preparado para o trabalho em equipe”, disse o professor das Faculdades Prominas.

Para Luiz Antônio Antunes, um dos organizadores, a dinâmica agrega conhecimento aos estudantes,“ essa atividade proporciona ao acadêmico habilidades técnicas para conquistar uma excelente colocação no mercado, mas isso não é suficiente. As empresas buscam profissionais com competências que ultrapassam o perfil técnico e avançam sobre aspectos comportamentais”, destacou.

Para os estudantes, o aprendizado, a prática e o trabalho em equipe foram essenciais neste processo.

“A experiência foi incrível e bem diferente do que estou acostumado. A dinâmica incentiva o aluno na aprendizagem, ” destacou o acadêmico Yuri Vitor Rodrigues.

Tivemos a oportunidade de aliar teoria à pratica e também vivenciar às dificuldades do mercado de trabalho, como pressão, trabalho em equipe, situações difíceis e organização”, disse André Mendes Amaral, estudante de Sistemas de Informação.

Já Yago Roger, acadêmico do terceiro período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas relatou que “na dinâmica o principal aspecto era trabalhar em equipe e saber dividir as funções”, falou o acadêmico.